Paciente internado com coronavírus é curado, diz infectologista


   A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo pela Secretaria Estadual da Saúde em conjunto com o Ministério da Saúde.
    Primeiro paciente com caso de coronavírus confirmado no Brasil está curado. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo na tarde de  sexta-feira (13) em conjunto pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.
    “Nós estamos aqui com a presença do superintendente do Hospital Albert Einstein, ele me autorizou a divulgar a cura do primeiro brasileiro internado com coronavírus”, disse o coordenador do Centro de Contingência, David Uip.
     (O G1 errou ao informar que o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi curado. Na verdade, o governo de São Paulo confirmou que um paciente foi curado. A informação foi corrigida às 19h40).
     “Eu falei que teve alta o primeiro caso de internação de um brasileiro em um hospital brasileiro. Não importa se é o caso 1 ou 2 ou 3 ou 4", completou Uip.
     De acordo com o infectologista David Uip, São Paulo já tem transmissão comunitária da doença, que, segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavírus, é o terceiro estágio epidemiológico.
Até sexta-feira (13/03) o Estado de São Paulo  já tinha 56 casos de coronavírus confirmados 

Pandemia
     Na quarta-feira (11/03) a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia global por causa da rápida expansão do coronavírus no mundo.
Para Mandetta, houve "demora da OMS" para fazer a declaração, já que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países afetados triplicou.



 
Microscópio mostra amostra de primeiro caso do coronavírus Sars-Cov-2 nos EUA, isolado em laboratório. — Foto: Hannah A Bullock; Azaibi Tamin/CDC

G1/SP