Hospital do Câncer volta a realizar cirurgias eletivas

 
    O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella informou nesta quinta-feira (06) que voltará com as cirurgias eletivas, suspensas desde o dia 24 de julho, devido o baixo estoque de medicamentos usados nesses procedimentos. Essa foi a primeira vez que o hospital suspendeu as cirurgias desde o início da pandemia.
     De acordo com o gerente administrativo da instituição, José Alexandre, o retorno das cirurgias se deve após o departamento de compras do hospital conseguir comprar os medicamentos. As cirurgias eletivas que estavam marcadas para esta semana serão realizadas. Já as que foram suspensas, serão agendadas após avaliação do quadro de cada paciente, feita pelo Corpo Clínico do hospital.
    Ainda segundo o gerente administrativo, foram adquiridos mil frascos do Cisatracúrio e 500 frascos do Rocurônio. Medicamentos utilizados durante os procedimentos cirúrgicos. O gerente administrativo explicou que a expectativa é que o estoque dure para os próximos dois meses.

Problema antigo

   No dia 16 de junho os quatro hospitais de Muriaé emitiram um oficio à Secretaria Municipal de Saúde infirmando que os estoques de medicamentos utilizados em pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estavam baixos e que a realização da compra estava inviável.
   Um dos motivos foi a alta procura durante a pandemia. Os medicamentos são os mesmos usados em pacientes com a Covid-19 que precisaram ser entubados.
    Em Muriaé, nenhum hospital deixou de realizar cirurgias urgentes e mesmo com os estoques baixos, todos os pacientes que necessitaram dos medicamentos foram assistidos.

Rádio Muriaé