Sindicato e Comissão de Mulheres celebram centenário E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por O Campeao / Divino-MG   

Mais independentes, participativas e motivadas. No ano em que se comemora o centenário do Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Divino e Comissão de Mulheres, celebraram a data 8 de março com uma importante manifestação em prol das garantias dos direitos das mulheres. 

    Em uma apresentação de 6 (seis) horas, na praça Dr. Genserico,  centenas de mulheres se uniram na segunda (08/03) para uma reflexão de suas  muitas conquistas, lutas  e  enfrentamento a violência.  

É longo o caminho das mulheres em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional. 

Compreendendo a importância desta data  o Sindicato dos Trabalhadores(as)  e Comissão de Mulheres,  prepararam uma programação especial  em comemoração aos 100 anos da instituição do Dia Internacional da Mulher. 

A abertura do evento aconteceu às 18h30. A solenidade foi presidida pelas mulheres do Sindicado dos Trabalhadores (as) Rurais de Divino.

A sindicalista Elza Ilza , no momento da abertura oficial, destacou   “a luta  em prol das garantias dos direitos das mulheres”.

Diversos temas relacionados às mulheres chamaram atenção do público presente , dando ênfase nas questões ligadas  a autonomia, economia, igualdade no mundo do trabalho e inclusão social.

Muitas apresentações marcaram a ocasião e retrataram as lutas e conquistas das mulheres em todo mundo.  

Durante momento da Mística, com o tema “Celebrar Nossa Vida” as mulheres divinenses puderam refletir  sobre aquelas que ainda não puderam se libertar das amarras sociais e preconceitos.

A solenidade  também foi oportuna para  o público acompanhar o Lançamento da Cartilha: “Mulheres e Agroecologia”. A cartilha é resultado de um estudo que analisa trajetórias de vida de mulheres que participam ativamente de movimentos agroecológicos formados no Brasil 

Durante homenagem, várias mulheres foram presenteadas com  prêmios doados pelo comércio local.

Novos talentos da música  também fizeram parte desta homenagem. A cantora Martinha e Banda, Elisâgela e demais músicos,  se apresentaram  finalizando a programação com vários estilos musicais.

Vale destacar que  o Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 
Comentários (4)
Às mulheres de nossa cidade
4 Segunda, 29 Março 2010 12:53
Apesar da conquista de vários direitos pelas mulheres, principalmente no século XX, ainda há uma grande e grave desigualdade. A maioria das mulheres divinenses, sobretudo as da zona rural, ainda são "pilotos de fogão" e "escravas-do-lar" submetidas a maridos autoritários e pouco atenciosos com esposas e filhos. Este evento, pelo que li neste jornal, teve pouco impacto e pouca adesão. Não deveria ser assim.
o podedr em nossas mãos
3 Terça, 16 Março 2010 18:23
Um dia nós vamos ser a maioria e vamos aprender a votar pq mulher vota em mulher e conte comigo. Um beijo no coração das mulheres solteiras e descompromissadas.
nos somos as melhores
2 Sábado, 13 Março 2010 23:10
mulheres de divino temos que ter essa uniao emtre nos mesmo estamos de parabens abraço a tds que participu da reuniao .
Mulherada
1 Quinta, 11 Março 2010 06:47
Um beijo no coração de todas. Vcs merecem mais avanços em todos setores da vida e não sejam capachos de homens.

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Assunto:
Comentário:
 

Pesquisar Notícias

Banner