Primeiro caso confirmado de coronavírus em Muriaé; vítima uma mulher de 50 anos


    Reunião Emergencial com Comitê Gestor aconteceu na noite deste último sábado (28). medidas de restrição vão continuar e prefeito suspende abertura parcial do comércio muriaeenses que vigoraria a partir desta segunda-feira, dia 30 de março.


Caso confirmado
 Muriaé entrou nas estatísticas do Estado de Minas Gerais e tem seu primeiro caso confirmado de coronavírus.  Trata-se de uma mulher de 50 anos de idade, transmissão local. 
   A cidade sai de nível 0 (quando não há casos confirmados) e passa para nível 2 (quando há caso confirmado) de contingência ao Covid-19.  Este caso positivado é de transmissão local.

 Casos Suspeitos
   Outros três resultados enviados neste sábado (28) pela Funed testaram negativo. Com isso, o número de casos descartados totalizam 11.
Casos em investigação somam-se 58, sendo 24 suspeitos (aqueles que têm amostras coletadas) e de 34 casos em observação (aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Atenção Básica).      De acordo com a nova norma da Secretaria de Estado de Saúde, apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas.
Importante salientar que, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo.
    Já os 24 testes estão sendo analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando as análises de Covid-19.

   Relato de um Familiar
  “Boa tarde a todos e todas. Entendo a preocupação de todos, mas seguem algumas atualizações do caso para que não haja disseminação de informações confusas, evitando assim o caos, desinformação e pânico.
   Meu pai chegou do Rio sem nenhum tipo de sintoma. A partir do primeiro dia de sintoma toda minha família entrou em quarentena e isolamento social. Hoje o resultado da minha mãe saiu. Seguimos todos os cuidados necessários para a não proliferação de qualquer tipo de vírus. Não houve contato com pessoas de fora aqui dentro de casa, muito menos algum tipo de trabalho social.
   Aproveito e aconselho a todos a seguirem as informações da Organização Mundial de Saúde e para que saiam de casa o mínimo possível, sempre fazendo a higienização das mãos.
   Forte abraço e que Deus abençoe tanto Muriaé, quanto todo o mundo que está passando por este momento complicado.Lembrem que existem famílias que estão sofrendo nesse momento, inclusive a minha. Abraços e Deus abençoe”.


Silvan Alves