Moradores de Carangola reclamam de aumento abusivo na conta de água


    O  Serviço Municipal de Saneamento Básico e Infraestrutura (SEMASA) pretende reajustar a conta de água e esgoto dos moradores de Carangola em 17%. A justificativa apresentada para isso é que a Autarquia tem uma dívida de R$ 1,7 milhões. O assunto foi tema de discussão na Câmara Municipal de Carangola. Vários vereadores se pronunciaram contra o reajuste. 

   O primeiro a se pronunciar foi o vereador Patrick Neil. Para ele, a população mal tem dinheiro para comprar o básico, como o gás. “Quem vai pagar essa conta somos nós. O povo está sem dinheiro, passando fome, sem remédio e ainda vem um reajuste desses. Com isso, vai faltar comida, vai faltar dignidade, vai aumentar a violência. A população ficará mais eviscerada.  E quando eu digo que somos nós que iremos pagar essa conta, é por que somos nós mesmo. Agora não é hora de discutirmos quem desviou dinheiro. Quem cometeu crime tem que ser penalizado, e se ao final do processo for condenado, tem que ser preso, tem que devolver. Que o ministério público tome providências. Não dá pra repassar essa conta pro povo pobre” disse Patrick.


    O Vereador Patrick também destacou  que não se pode passar essa conta para o povo;  "É preciso cobrar do prefeito isso aí, tem que cortar despesas lá do SEMASA. Essa conta veio muito rápida e as pessoas mais vulneráveis não estão suportando nem as despesas que já estão tendo. Ele acrescentou  que é necessário uma otimização de recursos. "Vai ter que cortar na carne”, completou o vereador Patrick. Segundo ele é necessário que a Autarquia compre com recursos oriundos na ordem e R$ 350 mil recém chegados por intermédio do vereador Lucas Almeida a compra de caminhões e patrolas, uma vez que a Autarquia aluga tais equipamentos para a realização de seus serviços.


 Já o vereador Luis Miranda disse que é muito difícil conceber um reajuste desta ordem. Luis fez uma hipotética situação dizendo que é preciso que o SEMASA ‘estanque os desperdícios na caixa d´água deles’.


     O vereador Joel Maia disse que outra coisa que pode amenizar a situação financeira da Autarquia é uma frota própria. Joel pediu reiterou a solicitação para que o SEMASA que segundo ele já venceu o prazo para envio dos documentos solicitados que são as cópias do contrato de locação do caminhão pipa; cópia do emprenho e do cheque que foi utilizado para pagar tal serviço. Segundo Joel, o preço do aluguel está acima do valor cobrado pelo mercado. 

Graziano Amorin / Jornal do Vale