Emater divulga os vencedores do Concurso Regional de Qualidade de Cafés


      Produtores de Alto Jequitibá foram destaque no Concurso Regional de Qualidade de Café da Região das Matas de Minas. Dos oito vencedores, seis são do município.
         Na categoria natural, o primeiro lugar foi de Marcos da Silva  - Alto Jequitibá, enquanto na categoria cereja descascado a ganhadora foi Júlia Alves Pereira dos Santos – Luisburgo.
     
     A cerimônia de encerramento do 14º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas aconteceu no Café Park Eventos, na quarta-feira, 27/11. O concurso recebeu 295 amostras de 18 municípios.
     Os cafés passaram por análises física e sensorial, sendo avaliados por jurados especialistas na área. 
   
     Foram premiados os três melhores cafés na categoria Cereja Descascado com 1º lugar - Júlia Alves Pereira dos Santos – Luisburgo; 2º lugar - Silmara dos Santos Emerick Lopes - Alto Jequitibá; e 3º lugar - Maria Aparecida Barroso dos Santos - Alto Jequitibá.
   
      Os cinco melhores na categoria Café Natural foram 1º lugar - Marcos da Silva - Alto Jequitibá; 2º lugar - Valkiria Gonçalves Bastos - Santa Margarida
    3º lugar - Maria Aparecida Barroso dos Santos - Alto Jequitibá; 4º lugar - Josimar Augusto Sodré (Lal ) - Alto Jequitibá; e 5° lugar - Nilson de Assumpção Santos - Alto Jequitibá.
     As conquistas de Alto Jequitibá foram bastante comemoradas pelo grupo de produtores presentes. Eles integram a OPAJ (Organização de Produtores de Cafés Especiais de Alto Jequitibá).
   
       Além disso, a premiação em Manhuaçu reuniu empresas e parceiros da cadeia produtiva. Quitandas especialmente preparadas com receitas à base de café também foram servidas para os participantes.

      EVENTO  REGIONAL
     A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) promove todos os anos o concurso nos municípios da região em que atual e no evento final premia os melhores cafés regionais. “A gente tem tido muito êxito e os produtores da nossa região tem conseguido se destacar muito. Temos destaques nas edições estaduais com a conquista de primeiros lugares na fase estadual” – destaca Rômulo Mathozinho de Carvalho, gerente regional da Emater.
   
      Ele também pontua que os concursos municipais e a etapa regional ajudaram a consolidar a qualidade dos cafés das Matas de Minas. “Nos últimos anos os concursos municipais se tornaram uma realidade na região. Esses concursos são fundamentais porque às vezes o produtor acha que não tem condição de concorrer a uma etapa regional e até estadual. Quando são premiados nos seus municípios, ficam estimulados a fazer mais qualidade e a enviar suas amostras para as etapas maiores” – finalizou.
   
     A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com empresas, prefeituras, câmaras municipais e entidades da região.

Portal Caparaó