Carangola: Represa de Barroso é esvaziada após interdição da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros


     A Defesa Civil de Carangola, juntamente com o 2º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Muriaé interditaram a represa do Barroso, ou represa do Lourenço como era conhecida a barragem localizada logo na entrada do povoado de Barroso, zona rural de Carangola, próximo à BR 482. 
   
      Foi realizada uma vistoria no local, a pedido da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata – SUPRAM-ZM, Unidade subordinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD o qual foi constatado risco de rompimento da estrutura da barragem devido a várias infiltrações e danos a estrutura causado pela ação do tempo e a falta de uma manutenção preventiva conforme consta na lei de barragens de 2015. 
   
     Uma equipe técnica da Prefeitura, formada pela Defesa Civil e um corpo de engenharia estiveram no local e avaliaram o risco de rompimento. 
      Devido à gravidade da situação e a necessidade de ações preventivas imediatas foi acionado o Ministério Público, e foi acordado com os proprietários o esvaziamento imediato da represa para a eliminação total do risco.
   Caso houvesse o rompimento, várias famílias poderiam ser atingidas, pois o córrego Barroso, que abastecia a represa corta o distrito de Alvorada, com inúmeras casas ribeirinhas, além de obstruir a BR 482, entre Alvorada e Fervedouro. 
       
  A barragem possui um espelho d’agua de aproximadamente 9 hectares (90.000) metros quadrados e aproximadamente 221.183 metros cúbicos de água, e somente poderá voltar a receber todo esse volume de água após obras de reforço com projeto técnico e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por um profissional qualificado na área, assegurando os riscos e mantendo uma inspeção frequente do local.
      A Defesa Civil informa que medidas de alerta a população nesse caso, não foram aplicadas, pois todas as ações e protocolos para a eliminação do risco foram tomadas com a máxima urgência, com acompanhamento técnico, evitando assim, que informações erradas e distorcidas, gerassem boatos, que poderiam causar pânico a população. 
     A barragem se encontra vazia. Sua situação hoje, está totalmente sob controle e não existe nenhum risco no local. 

Prefeitura de Carangola / Fotos: Carangola Notícias