Placas Mercosul passam a valer em Minas a partir desta segunda-feira(17)


      O novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV) será implantado pela Polícia Civil de Minas Gerais, a partir da próxima segunda-feira (17/02). A medida atende à Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
    A adoção do novo modelo da PIV será obrigatória no primeiro emplacamento.  Os veículos com a antiga placa poderão continuar a circular, sendo exigido migrar para o novo padrão apenas quando houver transferência de Unidade Federativa ou município, mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga.
       “O modelo antigo, mais comum na cor cinza, deixa de ser fabricado. Por isso, em alguns casos, a nova PIV será exigida. Mas, mesmo os proprietários de veículos que não se encaixam nos casos de obrigatoriedade, também poderão adquirir a nova placa voluntariamente”, esclarece o Delegado Kleyverson Rezende, Diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No site do Detran-MG é possível consultar a lista de empresas estampadoras credenciadas para comercializar a nova placa.
    Diferente das antigas placas, em que a cor de fundo variava de acordo com a categoria, a nova placa apresenta o padrão de fundo branco com uma faixa azul na parte superior, contendo o logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país.
       Na nova PIV, o que vai diferenciar a categoria do veículo é a cor da fonte: preta para veículos particulares, vermelha para veículos comerciais, azul para veículos oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os veículos diplomáticos e prateado para os veículos de coleção.
    A sequência alfanumérica também mudou. O modelo anterior apresentava três letras e quatro números (LLL NNNN), as novas PIV possuem quatro letras e três números (LLL NLNN). O novo padrão permite mais de 450 milhões de combinações alfanuméricas, o que soluciona a escassez de combinações de letras e números das placas antigas, que acabariam em poucos anos.
    Todo processo de produção da placa passa a ser controlado por um sistema nacional informatizado, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
   Para esse controle, as novas placas têm um Quick Response Code (QR Code) no canto superior esquerdo. O objetivo do mecanismo é assegurar o monitoramento de todo o processo, desde a produção, logística, estampagem, instalação das placas até a verificação de autenticidade. Devido ao uso dessa tecnologia, o lacre de proteção não será mais utilizado. Por meio da leitura do QR Code com um aplicativo, os policiais e agentes de trânsito terão acesso às informações do veículo.

DETRAN-MG / Polícia Civil de Minas Gerais