Pássaros da fauna silvestre são apreendidos pela PRF

   A Polícia Rodoviária Federal, em fiscalização no Km 738 da BR 116, abordou o motorista de um Mercedes C180K, com placas do Rio de Janeiro. Nas buscas, ao vistoriarem o interior do veículo, foram localizadas quatro caixas de transporte de aninais contendo três Araras Canindé, sendo dois filhotes e uma ave adulta, um Tucano Toco, um Ararajuba e uma gaiola contendo uma ave da espécie Tiriba-de-cara-suja, todos pertencentes à Fauna Brasileira.

  O motorista de 35 anos, declarou que comprou as aves em uma cidade de MG, não sabendo precisar qual seria a cidade, apresentando Notas Fiscais emitidas no ano de 2013 e 2016, emitidas por estabelecimento localizado no município de Ibiúna – SP, declarando que pagou o valor de R$ 8.990,00, e levaria as aves para a cidade de Nova Friburgo (RJ).


   O autor não conseguiu fornecer os dados completos do responsável pela venda, bem como não portava a documentação que acobertasse o transporte dos animais. O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência, se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Muriaé onde responderá com base na Lei de Crimes Ambientais. 

 Os animais foram encaminhados à Polícia Militar do Meio Ambiente que posteriormente encaminhará ao IBAMA.

Interligado Online