Ex-prefeito é condenado a 5 anos de prisão por tentar matar vereador; pena também inclui o pagamento de R$ 25 mil

     Foi condenado a cinco anos de prisão o ex-prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues (Cidadania), que foi afastado do cargo após tentar matar o presidente da Câmara da cidade. Ele foi julgado por júri popular na última quarta-feira (09/12), no Fórum de Caratinga; a sessão começou pela manhã e terminou por volta de 23h.
    A condenação é em regime fechado, sendo considerado como agravante o abuso de poder. A pena também inclui o pagamento de R$ 25 mil reais para a vítima, Jorge Siqueira de Rezende, e a perda do cargo público. 
Após o julgamento, Gilmar Rodrigues retornou ao presídio Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana da capital mineira. 

O crime 
   A tentativa de homicídio do então prefeito contra o presidente da Câmara ocorreu no dia 20 de maio deste ano. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o crime foi motivado por desavenças políticas. 
   O vereador havia passado de carro próximo a um bar na cidade, em seguida o prefeito entrou em um outro veículo dando início a uma perseguição. 
   Imagens de um circuito de segurança mostraram que, em um momento da perseguição, o vereador reduziu a velocidade para tentar entrar em uma rua, porém o veículo em que o prefeito estava bateu na traseira do carro do presidente da Câmara. 
    Um terceiro carro aparece nas imagens seguindo os outros dois veículos. Segundo a PC, ele pertence aos irmãos do prefeito. Após atravessarem a cidade no sentido à BR-116, o então prefeito disparou contra o vereador próximo a uma fazenda. No local foram recolhidas munições de calibre 9 mm. 
    Gilmar de Assis Rodrigues foi preso nove dias depois. A arma do crime, que estava com a numeração raspada, foi apreendida. 

Portal Caparaó