Meteorito de 600 gramas cai em Muriaé; trabalhador rural escutou barulho e percebeu rastro de fogo

    Era um fim de tarde de domingo, o terceiro dia do ano de 2021, hora que estava armando um forte temporal, quando o trabalhador rural, Cosme João (Beto), morador da região do Sossego, no município de Muriaé, estava observando o gado em uma pastagem de frente a fazenda. Foi neste momento que escutou um barulho e percebeu um rastro de fogo, algo bem claro, e um objeto parecia grande, vindo a cair a cerca de três metros de onde estava, ainda saindo fumaça.
    Mesmo cismado e assustado, pois foi algo que havia caído do céu, ele viu que se tratava de um pedaço de rocha, pequeno e no formato de um abacate, pesando cerca de 600 gramas. Pegou a rocha negra, que pode ter sofrido um afundamento em uma das partes, ao se chocar com a terra, onde fez um pequeno buraco. 
 
    Já mais tranquilo, mas muito surpreso, pediu a esposa a filha pra virem correndo ver e em seguida as pessoas que ele conhecia e passavam pela estrada. A filha fez pesquisa pela internet e tudo indica ser mesmo uma rocha espacial. 
    A rocha negra, parecendo ser porosa, deve ser enviada para o Departamento de Geologia da Universidade Federal de Viçosa, com quem já pediu para fazer contato. Lá será estudada para ver suas características. 

   Em pesquisa, apuramos que a terra é bombardeada por meteoritos a todo momento. Mas a maioria cai em áreas desabitadas ou se desintegra quando se chocar com a atmosfera. E cai de vários tamanhos. 
   “São partículas em geral de até 1 metro de diâmetro, que estão vagando pelo universo sem órbita definida. Se o meteoroide sobrevive à entrada na atmosfera, recebe o nome de meteorito. Se ele se quebra em diversos pedacinhos ou é vaporizado ao se aproximar da Terra, o fenômeno luminoso resultante é chamado de meteoro”. 

Silvan Alves