Romeu Zema visita Carangola e garante apoio às vítimas atingidas pelas enchentes

     O governador Romeu Zema esteve nesta segunda-feira (22/2) em Carangola, na Zona da Mata, para vistoriar e acompanhar o trabalho e as ações assistenciais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) no município. A cidade foi fortemente atingida pelas chuvas nos últimos dias, deixando, até o momento, 35 desabrigados e cerca de 1.100 desalojados.
   
   Desde a última sexta-feira (19/2), após as fortes chuvas, o Rio Carangola teve elevação do seu nível, causando transbordamento e alagando ruas, casas e comércios da cidade. Também foram registrados deslizamentos em pontos do munícipio. Logo após os primeiros registros, equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil se deslocaram para Carangola, onde implementaram um posto de comando para coordenar as atividades. Também foi enviado um caminhão com donativos, com colchões, kits de limpeza e de higiene.
   
   Zema ressaltou o empenho do governo para minimizar os danos causados pelas chuvas. Ele lembrou que, em primeiro lugar, é importante dar assistência imediata às famílias que estão com dificuldades, para dar a elas ajuda humanitária e retirá-las das áreas de risco.

  “Viemos acompanhar a questão de desabrigados e desalojados, como está esta situação. A Defesa Civil do Estado também vai providenciar aquilo que for necessário a essas pessoas", afirmou o governador.
   O governador lembrou, ainda, que é necessário encontrar uma solução a longo prazo para que outras situações como esta não se tornem recorrentes. "Precisamos encontrar para o futuro algo que possibilite o cidadão de Carangola viver tranquilo quando cai a água do céu. É muito triste para uma pessoa ver todo o seu patrimônio ir embora numa noite chuvosa como aconteceu", afirmou Zema.

Situação de emergência

   Zema se reuniu com o prefeito do município, Silas Vieira, representantes do município e percorreu a cidade para conversar e prestar solidariedade aos moradores e comerciantes, e ver de perto os estragos, ainda difíceis de serem contabilizados. O governador lembrou, no entanto, que a declaração de emergência pelo município, com o auxílio da Defesa Civil, vai ajudar o município na sua reconstrução.
   "Com o estado de emergência, o Estado vai dar total apoio ao município, solicitar verbas para que as vias públicas, pontes e outras estruturas que foram afetadas possam ser reconstruídas o quanto antes", finalizou o governador.

Fotos Pedro Gontijo / Imprensa Minas