Ele é
conhecido nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Estamos falando do
famoso Timbuca, uma lenda viva em extinção.
Atualmente o Circo de Tourada do Timbuca está montado no distrito de Bom Jesus, na cidade de Divino-MG.
O famoso toureiro recebeu a reportagem do Jornal O Campeão e contou um pouco da sua história nas maiores touradas da história de toda região.
ASSISTA O VÍDEO
João Honorato da Silva, o Timbuca, tem 75 anos de idade, e só de tourada, vem desde os 11 anos, quando foi levado por uma família de cigano e começou a rodar o país.
Apesar de ser baiano, Timbuca foi criado em Laje do Muriaé-RJ, para onde retornou quando jovem e passou a trabalhar em touradas de outras pessoas, sendo a principal atração entre os toureiros.
Cansado de viajar e trabalhar de empregado, há mais de 40 anos criou sua própria tourada, isso na comunidade rural da Usina da Fumaça, no município de Muriaé. “Era de pau a pique, e tinha o nome de Circo Rodeio Fumaça.
As arquibancadas eram de madeira fraca e sempre quebravam, dando tombo nos espectadores. Já a lona era feita de sacos”, disse. Mas apesar de trabalhar por conta própria, o Timbuca, que é conhecido nos estados do Rio, Minas e Espírito Santo, sempre passa por apertos financeiros, mora de forma precária e ainda não pode comprar um bom veículo, que o ajudaria e muito nas suas andanças.
Um caminhão Chevrolet já velho, ajuda no transporte. Mesmo assim, tem orgulho de ter o que tem e levar espetáculo para milhares de pessoas todos os anos, sempre com o apoio da família, a dona Maria da Penha e filhos, que também trabalham na tourada.
Timbuca tem orgulho de ter uma tourada e seu objetivo principal é levar entretenimento às pessoas da zona rural e pequenas cidades, que não tem oportunidade de viajar para ver este tipo de espetáculo.
O gado que faz a festa nas noites dos finais de semana é cedido gratuitamente por fazendeiros e sitiantes.
Essa é uma lenda viva em extinção, esse é o Timbuca!!
Jornal O Campeão