Programa Criança Feliz promove homenagem para gestantes no Dia da Mulher

     A Prefeitura de Divino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o programa Criança Feliz, que atende crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família. Também atende gestantes e crianças portadoras de deficiências de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC 2 (Benefício de Prestação Continuada), bem como crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
     Neste mês de março o Programa Criança Feliz realizou uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher. Foi montado um mini estúdio para presentear as gestantes com uma sessão de fotos. O evento foi realizado na segunda-feira (08/03) e também contou com um café da manhã especial para marcar o Dia da Mulher.
     Segundo a coordenadora do Programa Criança Feliz, Patricia Chaibem Portes, o programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
     São 6 (seis) visitadoras que fazem o acompanhamento dessas crianças em Divino, promovendo a valorização das interações familiares e atividades comunicativas para o estímulo dos vínculos e o desenvolvimento infantil.

           Finalidades do Programa Criança Feliz:

    O objetivo do programa é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
    Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
     Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
     Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
     Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
     As brincadeiras e as atividades são adequadas ao processo de desenvolvimento de cada criança.
      Trata-se de estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Assessoria de Comunicação