Escola de Bom Jesus fará Festival Gastronômico e Cultural

Estudantes da Escola Estadual Vereador José de Souza Gomes estão realizando um brilhante projeto de empreendedorismo no distrito de Bom Jesus do Divino.


O projeto foi criado pela professora Mônica Miranda, que, juntamente com a direção da escola, demais professores e alunos, estão organizando o 1º Festival Gastronômico e Cultural, que está previsto para acontecer no mês de novembro de 2022.


A proposta do projeto é estimular os estudantes a vivenciar experiências práticas, lúdicas e reflexivas e abrir portas para aprendizagem em uma ou mais áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante, formação técnica e profissional.

A professora Mônica explica que o trabalho está sendo desenvolvido com base na nova proposta do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.


“Como estávamos abordando o estudo dos Nutrientes nos alimentos e suas funções no organismo na disciplina de Biologia no 1º ano do Ensino Médio, resolvemos unir a alimentação com o empreendedorismo, elaborando empresas fictícias no ramo alimentício, com confecção de cardápios, dias de funcionamento e outros. Daí veio mais uma ideia: por que não colocar essas empresas para funcionarem?” destaca a professora Mônica.

Outras disciplinas como a Matemática também foram incluídas para auxiliar na gestão financeira dessas empresas. “Na hora de colocar na balança os gastos, receitas, lucros, tudo isso deve ser analisado com muito cuidado. Nesse momento, a Matemática se torna uma aliada na criação do empreendimento” comenta Ângelo Maurício, um dos participantes do projeto.


O 1º Festival Gastronômico e Cultural da Escola Estadual Vereador José de Souza Gomes está previsto para acontecer em  novembro e irá contar com apoio dos empreendedores e da comunidade local de Bom Jesus do Divino.
Jornal O Campeão