Prefeito de Tombos vai responder por homicídio

O prefeito de Tombos Tiago Pedrosa Lazzaroni Dalpério foi denunciado por homicídio culposo por atropelar com uma caminhonete oficial da Prefeitura uma jovem de 28 anos no dia 1º de fevereiro deste ano na RJ-220, em Porciúncula, na região Norte Fluminense.

Pouco antes de ser atingida pelo veículo, Bianca Maria Almeida Florindo havia caído de sua moto após colidir com um cachorro. No momento em que era socorrida, foi atropelada pelo veículo conduzido pelo prefeito.

O acidente ocorreu na região conhecida como Matinha do Salgado, entre os municípios de Porciúncula e Natividade, a menos de 20 quilômetros de Tombos.

A vítima chegou a ser levada para a Unidade Mista de Saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Conforme o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o prefeito agiu com “imprudência, estando desatento e em velocidade incompatível para a situação e local”. Ainda conforme a denúncia, “com total descaso e num ato desumano, ele não parou para prestar socorro à vítima, mesmo não havendo qualquer risco pessoal, e fugiu do local buscando ficar impune”.

No mesmo dia, Tiago Pedrosa Lazzaroni Dalpério participou de uma sessão na Câmara Municipal de Tombos, compondo a mesa 18 minutos depois do começo da reunião. No discurso, ele falou apenas sobre assuntos da Casa e de obras na cidade, ainda agradecendo a Deus pela oportunidade de estar ali.

À época, familiares e amigos fizeram uma manifestação pedindo justiça. Com cartazes e faixas, o grupo foi até a Prefeitura.

Atropelador desobedeceu ordem de parada

Segundo a apuração, antes do atropelamento, policiais e pessoas que auxiliavam no socorro à vítima sinalizaram várias vezes para que o prefeito parasse o veículo que conduzia, uma vez que a mulher ainda estava no meio da rodovia se recuperando das escoriações e das pequenas lesões resultantes da queda da moto.

Ele, no entanto, ignorou os alertas.

Ainda conforme o MP, enquanto a moto era levantada, a mulher permaneceu deitada no asfalto. Nesse momento, “em velocidade incompatível” com a situação e o local, o denunciado – mesmo com os alertas das pessoas que a socorriam, do giroflex da viatura policial ligado e do pisca-pisca de três veículos acionados – a atropelou, arremessando-a a 20 metros, bem como a moto.

Em seguida, “fugiu do local sem prestar socorro”, aponta a denúncia.

Do G1.