“Normalmente, mais de um terço das amostras do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais estadual é da região de Manhuaçu. Então, decidimos fazer uma inscrição conjunta para as duas premiações, facilitando para o produtor. Um júri vai analisar o lote de café entregue e as notas valerão para os dois concursos”, explica o coordenador técnico regional da Emater-MG, Thiago Oliveira.
Produtores interessados devem se inscrever até o dia 5/9 pelo site do Sympla.
Após o preenchimento do formulário de inscrição, as amostras de café têm que ser entregues até o dia 5/9 no escritório local da Emater-MG do município do produtor. Elas devem ser da espécie Arábica e que terem sido colhidas no ano de 2025. O cafeicultor poderá se inscrever em apenas uma das modalidades: “Café Natural” ou “Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado”.
O Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas da Regional de Manhuaçu vem incentivando a melhoria da qualidade dos cafés da região, além de agregação de valor do produto. “Quando o cafeicultor recebe uma premiação, ele é mais procurado pelos compradores de café e o produto fica mais valorizado”, conta o coordenador.
O encerramento do concurso está previsto para acontecer em dezembro. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios da região de Manhuaçu.