Carangola: Hospital passa a ser referência no tratamento de queimados

O Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Casa de Caridade de Carangola passa a integrar a Rede Estadual de Queimados, sendo referência para as macrorregiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul.

O serviço foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no final de 2022, e já começou o atendimento aos pacientes com queimaduras tipo 2, ou seja, de segundo grau com até 20% de superfície corporal queimada. 

Em visita à unidade hospitalar na última sexta-feira, 14 de abril, o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, detalhou que o hospital Casa de Caridade de Carangola é tipificado na política hospitalar Valora Minas como hospital Valor em Saúde e referência microrregional, sendo também porta com habilitação para trauma, Rede Resposta nível II e, no Plano de Ação Regional (PAR), está qualificado como Hospital Geral.


O hospital possui centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de internação em enfermaria adulto e pediátrico. “Estamos diante de uma unidade hospitalar que será precursora para o atendimento de casos envolvendo queimaduras nas macrorregiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul.

 A SES-MG está trabalhando as linhas de cuidados e  organizando a rede para que tenhamos pontos bem distribuídos e, assim, evitarmos deslocamento desnecessários de pacientes”, explicou o superintendente.


“Nossa intenção, a partir de agora, é realizar treinamentos constantes para promoção do aperfeiçoamento dos processos de trabalho, sempre com o compromisso de atender cada vez melhor os pacientes com queimaduras”, disse o enfermeiro responsável técnico do Centro de Tratamento de Queimados, Anazi Junior Soares Portilho.


A Rede de Queimados faz parte dos projetos prioritários da SES-MG, e visa enfrentar o problema de assistência na saúde pública ao paciente queimado. Em Minas Gerais, são apenas três os centros habilitados pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atendimento, que ficam em Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros, obrigando os pacientes a se deslocarem longas distâncias em busca de tratamento. Por essa razão a SES-MG iniciou o projeto para ampliar o acesso e também a rede como um todo, dando mais assistência a esse tipo de paciente.

 O projeto passou a ser executado com diretrizes de estruturação estabelecidas por deliberações e resoluções, contemplando três tipos de tratamento de queimados no âmbito estadual e credenciamento de mais hospitais, como foi o caso do Hospital Casa de Caridade de Carangola.

 Antonio Rodrigues / SRS Manhuaçu